Results for 'Marcio Chaves- Tannus'

970 found
Order:
  1. A Teoria da Predicação de Pierre Abélard e a Semantica da Frase de Peter Von Polenz: Uma Tentativa De Aproximação.Marcio Chaves-tannús - 1994 - Educação E Filosofia 8:229-237.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    "Educação integral": Esboço de análise a partir de um esquema.Márcio Chaves-Tannús - 2008 - Educação E Filosofia 1 (2):25-27.
    Com base no esquema, cuja cópia segue em anexo, serão elaborados alguns comentários em torno do tema “educação integral”. A expressão designa, a meu ver, uma concepção alternativa a duas visões distintas e unilaterais da educação: a “acadêmica” e a “técnica”, visões que traduzem em práticas educacionais igualmente distintas e unilaterais. Subjacente a cada uma destas visões, a cada uma dessas práticas, encontra-se uma concepção do homem, que as determina e molda. Ambas as visões, em sua forma atual, receberam seus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  2
    Die Theologischen Traktate - A.M.S Boethius.Marcio Chaves- Tannus - 2008 - Educação E Filosofia 2 (4):195-196.
    ANICIUS MANLIUS SEVERINUS BOETHIUS, executado no ano de 524 de nossa era, a mando de TEODORICO, rei bárbaro do império romano do ocidente, então em fase final de decadência, é considerado o último dos filósofos romanos e o primeiro dos escolásticos. Sua obra mais conhecida, escrita nos últimos meses de vida, à espera da morte, traz o título de "De consolatione philosophiae". o significado histórico e filosófico do conjunto da obra de BOÉCIO é imenso e não se limita ao fato, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  4
    Alfabetização de adultos. In.: Ação Cultural para a liberdade e outros escritos - Paulo Freire.Márcio Chaves-Tannús - 2008 - Educação E Filosofia 1 (2):123-125.
    Paulo Freire começa o artigo em questão tentando caracterizar o que ele chama “concepção ingênua do analfabetismo” (p. 13). Para tanto, ele nos fornece, de início, dois traços definitórios desta concepção. O primeiro seria o entender o analfabetismo como algo a ser sanado, curado do organismo social. O segundo, o de considerá-lo como resultado da falta de inteligência e da preguiça notória dos analfabetos. A estreita desta concepção determinaria, segundo o autor, o caráter mecânico, inadequado da solução que ela propõe (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  1
    Cr´rtica ao 11º Capitulo da "Crítica a razão científica" de Kurt Huebner.Márcio Chaves-Tannús - 2008 - Educação E Filosofia 2 (3):9-13.
    O presente trabalho é a versão, ligeiramente modificada, em língua portuguesa, de um original alemão redigido em meados de 1979. O texto original contou a colaboração, e a crítica de Ulf Wolfgramm, então meu colega no Curso de Filosofia da Freie Universitaet-Berlin. O artigo é uma abordagem crítica à obra de kurt Huebner intitulada Kritik der wissenschaftlichen Vemunft (Crítica da razão científica). Mais precisamente, ao décimo primeiro capítulo desta obra, por sua vez intitulado Kritik am Wahrheitsbegriff in der Popperschen Philosophie (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  1
    Considerações Lógicas em torno de uma Definição do Homem.Márcio Chaves-Tannús - 2008 - Educação E Filosofia 2 (3):5-8.
    A expansão, de caráter epidêmico, registrada no decorrer dos últimos anos, de uma moda filosófica segundo a qual o Homem é exclusivamente um ser em movimento traz consigo consequências morais que valeria a pena examinar mais de perto. No presente e breve estudo me limitarei, entretanto, a testá-la em seus fundamentos lógicos. Mostrar, sob o ponto de vista lógico, o caráter autodestrutivo da posição supra, é o objetivo da demonstração e comentário, que seguem. Para tanto, tecerei, inicialmente, algumas considerações de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  12
    MOREIRA, E. F. P e RAGO, L. M. Oque é taylorismo. Brasiliense, São Paulo, 1984.Márcio Chaves-Tannús - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):88-92.
    Por razões de ordem, tanto técnicas, como de economia de tempo, decidi-me por adotar, em meu texto, a mesma distribuição espacial da matéria, que é a do livro analisado. Com o intuito de evitar repetições enfadonhas e/ou inúteis, trabalhei de acordo com o critério de escolha e análise crítica de casos e/ou aspectos considerados exemplares. Assim, características eventualmente presentes em diversas passagens da obra, serão abordadas e criticadas uma única vez. [...] Palavras-chave: Taylorismo; Trabalho; Capital; Resistência; Facismo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  1
    Relatório de uma discussão de um seminário sobre o tractatus de Wittgenstein.Márcio Chaves-Tannús - 2008 - Educação E Filosofia 2 (3):109-112.
    De acordo com o regimento da revista Educação e Filosofia, um de seus objetivos é "veicular textos de caráter científico e didático nas áreas..." de educação e filosofia. Nos seminários e atividades acadêmicas afins, a importância do aprendizado e da prática da redação de relatórios de discussões advém, sobretudo, de sua eficácia como instrumento de controle e fixação dos resultados do trabalho em equipe. Apesar de sua utilidade, contudo, praticamente inexistem textos publicados com a finalidade de mostrar o que é, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  11
    Aspectos do legado cartesiano na teoria da linguagem.Marcio Chaves-Tannús - 2011 - Educação E Filosofia 25 (Especial):117-134.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  40
    Questions of Logic, Philosophy, and Linguistics DOI: 10.5007/1808-1711.2011v15n1p111.Marcio Chaves-Tannús - 2011 - Principia: An International Journal of Epistemology 15 (1):111-122.
    There were in the past, just as there are in the present, several diverse attempts to establish a unique theory capable of identifying in all natural languages a similar, invariable basic structure of a logical nature. If such a theory exists, then there must be principles that rule the functioning of these languages and they must have a logical origin. Based on a work by the French linguist, Oswald Ducrot, entitled D’un mauvais usage de la logique, this paper aims to (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  29
    A interpretação de Benveniste sobre as Categorias de Aristóteles.Flávia Santos da Silva & Marcio Chaves-Tannús - 2017 - Educação E Filosofia 31 (62):1033-1054.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  60
    La thèse complémentaire dans la trajectoire de Foucault.Márcio Alves da Fonseca & Salma Tannus Muchail - 2012 - Rue Descartes 75 (3):21.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  19
    Parresia e confissão: uma genealogia do sujeito moderno.Salma Tannus Muchail & Márcio Alves da Fonseca - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (52).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  1
    Monoliteísmo.Vitor Chaves de Souza & Marcio Cappelli Aló Lopes - forthcoming - Horizonte:e206108.
    O artigo articulará a temática do dossiê Religião e Cinema no gênero da ficção científica. Para isso, propõe-se uma reflexão acerca de um conceito de Deus em 2001 Uma Odisseia no Espaço a partir de uma declaração do diretor Stanley Kubrick. O trabalho mostrará, inicialmente, um fundo de reflexão comum tanto para a religião quanto para a ficção científica. Uma narrativa cuja realização se dá num evento maior distingue-se, no filme, da confessionalidade religiosa, encontrando, a despeito da tecnologia e da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  9
    Monoliteísmo: um conceito de Deus em 2001 Uma Odisseia no Espaço.Vitor Chaves de Souza & Marcio Cappelli Aló Lopes - forthcoming - Horizonte:206108-206108.
    O artigo articulará a temática do dossiê _Religião e Cinema_ no gênero da ficção científica. Para isso, propõe-se uma reflexão acerca de um conceito de Deus em _2001 Uma Odisseia no Espaço_ a partir de uma declaração do diretor Stanley Kubrick. O trabalho mostrará, inicialmente, um fundo de reflexão comum tanto para a religião quanto para a ficção científica. Uma narrativa cuja realização se dá num evento maior distingue-se, no filme, da confessionalidade religiosa, encontrando, a despeito da tecnologia e da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  19
    Ecologia Linguística da Palavra-Chave “Negacionismo”: Do Elemento Linguístico a Uma Crítica Sociocultural de Um Fenômeno Difuso.Cláudio Márcio do Carmo - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):105-138.
    O presente texto traz uma análise do negacionismo a partir da junção da Análise Crítica do Discurso – de maneira mais específica aquela que institui o raciocínio dialético como metodologia (Fairclough, 2015; 2018) – em interface com a Linguística de Corpus, inspirado no trabalho de Magalhães (2004), em sua abordagem de palavras-chave (Williams, 1976), para análise de corpus de pequena dimensão (Sinclair, 2001). A partir desse aporte, buscamos analisar um corpus de textos midiáticos sobre negacionismo, como contribuição para averiguar as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    Reificação: Uma categoria reformulada pela Teoria Crítica?Marcio Renan Hamel - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (22):40.
    A presente pesquisa analisa a reformulação da categoria da reificação pela teoria crítica. Basendo-se nas análises do filósofo alemão Axel Honneth e da filósofa norte-americana Nancy Fraser, defende-se a tese de que Honneth foi melhor sucedido na tarefa de atualização do conceito, enquanto que Fraser utiliza a ideia de reificação muito próxima a defendida por Honneth. O trabalho reconstrói, inicialmente, a percepção de reificação presente na filosofia de Georg Lukács. No segundo momento, investiga a proposta de reformulação operada por Honneth. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  11
    A Fundamentação Kantiana da Doutrina da Incorporação Do Bill of Rights.Márcio Alves Figueira & Rodrigo Vicente Maia Mendes - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 5 (2):61.
    RESUMOO artigo científico visa esclarecer a fundamentação kantiana da doutrina da incorporação do Bill of Rights. A Suprema Corte dos Estados Unidos estendeu o Bill of Rights aos Estados. Neste trabalho pretendemos demonstrar a fundamentação kantiana na doutrina da incorporação do Bill of Rights, abordando a corrente filosófica do utilitarismo e do contratualismo. Em primeiro lugar, examinaremos o precedente da Suprema Corte dos Estados Unidos Gideon v. Wainwright (1963) e em seguida analisaremos filosoficamente o precedente. Em relação aos procedimentos metodológicos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  21
    Cos’è una Condizione? Il Categorico e l’ipotetico nella Logica del Pensiero Kantiano.Márcio Suzuki - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (1):64-87.
    ResumoO texto aqui apresentado pretende dar uma pequena contribuição à discussão sobre a relação entre lógicae ontologia na filosofia kantiana. Seu objetivo é mostrar como Kant segue a lógica dos wolffianos, mantendosua abordagem geral, não sem introduzir algumas mudanças importantes. Ao contrário dos filósofosdogmáticos, Kant, como se sabe, enfatiza a neutralidade ontológica e epistemológica da lógica geral, diferenciando-a da lógica transcendental, que apresenta as condições universais necessárias apenas com basenas quais se pode falar de conhecimento objetivo. Leibniz, Wolff e seus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Histórias das ciências e os “fundamentos históricos” da Psicologia.Marcio Luiz - 2018 - Temporalidades 10 (1):129-158.
    RESUMO: O presente texto põe algumas questões referentes à “história” dos fundamentos da Psicologia entre os séculos XIX e XX, mostrando como ocorrem ainda, em História da Psicologia, certos fatores controversos, muitos deles tributários de postulados filosóficos do século XIX, especialmente em torno do positivismo. O artigo concentra-se em mostrar, preliminarmente, de que forma a ruptura da Filosofia Natural e a ascensão da figura do “cientista” no século XIX ensejaram novos motivos de análise, dentre eles certo cientificismo que se impôs (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  14
    O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado.Márcio Danelon - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):509-553.
    O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir sobre formas de captura das práticas pedagógicas do professor presentes no pensamento e no projeto de lei proposto pelo Movimento Escola sem Partido. Em nossa análise, a estratégia de vigilância do trabalho docente, a classificação do trabalho docente como doutrinação e a sobreposição da educação familiar sobre a escolar, emergem como formas de captura da docência, transformando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  19
    A stultitia na contemporaneidade e a import'ncia da leitura e da escrita em escolas e universidades.Elisandro Rodrigues, Márcio Luís Marangon & Betina Schuler - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1297-1320.
    A stultitia na contemporaneidade e a importância da leitura e da escrita em escolas e universidades Resumo: Este artigo é um ensaio teórico que parte de investigações da antiguidade greco-romana por Foucault, principalmente de seus estudos sobre Sêneca, para recuperar o conceito de stultitia e com ele pensarmos o nosso tempo. A partir do diagnóstico de um presente da superaceleração e do superdesempenho, em que se compete consigo mesmo e a atenção está dispersa, a passividade está em justamente não conseguirmos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  52
    “O Messias sou eu”: a hermenêutica da religião em Lévinas (“I am The Messiah ": the hermeneutics of religion in Levinas). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p175. [REVIEW]Márcio Antônio Paiva & Ubiratan Nunes Moreira - 2013 - Horizonte 11 (29):175-195.
    A expressão “o Messias sou eu” aplica-se à relação ética como primeiro acontecer do messias. Subjetividade mesma do sujeito. Através de comentários rabínicos do Talmude, Lévinas traz uma hermenêutica que faz recurso à ética como proximidade e responsabilidade inalienável e insubstituível por outrem. Nesse sentido, as noções hebraicas de messianismo e dizer profético , lidas no midraxe da hermenêutica rabínica, permitem avançar na ideia da linguagem religiosa em seu sentido original: ética. Tais noções habitam uma ordem metafórica que permite ao (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  26
    Pobreza e educação.Andre Marcio Picanço Favacho & Geovana Mendonça Lunardi Mendes - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1409-1444.
    Pobreza e educação: diálogos entre o passado e o presente, entre conformações e resistências docentes Resumo: Desde o século XIX, a pobreza tem sido objeto de governo em todos os âmbitos do Estado Brasileiro. No entanto, desde lá, a seu modo, a área educacional tem assumido fortemente essa tarefa para si, quer seja na política educacional ou na experiência docente. De fato, essa é uma questão importante, mas paradoxal. Por um lado, governam-se os pobres visando a sua liberdade; por outro, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  22
    A ilegalidade de bens e direitos no sistema capitalista: uma análise a partir do pensamento de Michael Foucault.Márcio Bonini Notari - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):85.
    Michel Foucault embora não tenha sistematizado uma Teoria ou Filosofia do Direito em sentido estrito e, mesmo não sendo da área jurídica,construiu suas propostas em diversas obras, as quais acabam tecendo críticas e considerações acerca do Direito Penal e do Sistema de Justiça Criminal, a partir do modelo panóptico e das novas formas de punição no ambito do cárcere, envolvendo a transição do modelo feudal para o sistema capitalista de produção. Nesse sentido que se pode perguntar: qual a concepção foucaultiana (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  34
    Fim da filosofia: uma imagem da filosofia contemporânea.Márcio Antônio de Paiva - 2004 - Horizonte 2 (4):33-48.
    O artigo analisa a questão do “fim da filosofia” no pensamento contemporâneo. Demarcando o embate da filosofia consigo mesma, com a ciência e com alguns pensadores da atualidade que ousaram tematizar o fim, busca, pela reflexão ética, restabelecer a filosofia como um autêntico saber humano. Palavras-chave: Filosofia; Ciência; Ética; Auto-superação; Niilismo. ABSTRACT This article analyses the issue of ‘the end of philosophy’ in contemporary thought. Setting the framework for the confrontation of philosophy with itself, with science and with some present-time (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  6
    Loucura: das manifestações nas tragédias de Eurípides à expressão da bílis negra.Heriel Luz & Marcio Luis Costa - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-30.
    Resumo: Buscando preservar a unidade entre o estético e o político, o artigo propôs-se a criar tramas e zonas de contato entre o conteúdo e as formas de funcionamento das tragédias, particularmente as de Eurípedes, e as percepções das manifestações daquilo que se convencionou chamar de loucura. Para isso, sem a pretensão de transpor a modernidade à Antiguidade Grega, a hermenêutica empregada intentou produzir pontos de tensionamento e de convergência entre aspectos pertinentes à formação das práticas e das conceitualizações que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Semiótica das Afecções: uma abordagem epistemológica.Conter Marcelo Bergamin, Telles Marcio & da Silva Alexandre Rocha - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (Espec):36-48.
    O presente texto propõe uma leitura de diversas teorias do afeto pelo viés da semiótica. Partindo do preceito de que é impossível não afetar ou não ser afetado, estabelece alguns parâmetros para definir o que é afeto para dar conta das dimensões epistemo e ontológica da semiose. Com base em Espinosa, Deleuze e Guattari, ensaia dizer que há, para além de uma capacidade significante, também uma qualidade “sensacional” da semiose, aproximando a processualidade deste fenômeno às cadeias afetivas que devém de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  11
    Desigualdade, pobreza e diferença: precariedade na vida escolar.Antônio Chizzotti & Alipio Marcio Dias Casali - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):193-222.
    Desigualdade, pobreza e diferença: precariedade na vida escolar Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a desigualdade, a pobreza e as diferenciações inferiorizadoras – discriminações e segregações – e seus efeitos de precarização sobre a vida escolar: reprovação e abandono escolar. O centro crítico da análise encontra-se na circularidade viciosa pela qual, num sentido, a desigualdade e a pobreza determinam diferenciações inferiorizadoras que resultam em fracasso escolar e, no sentido inverso, o fracasso escolar resulta em mais pobreza e mais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  32
    Diálogo com O sagrado: Narrativas Das benzedeiras E rezadeiras de santo amaro.Elder Pereira Ribeiro, Márcio Luis Moreira De Sena & Liverson Ferreira Santos Oreste - 2018 - Odeere 3 (6):366.
    Este relato de experiência apresenta resultados da pesquisa sobre a Saúde em Santo Amaro: a partir dos saberes tradicionais das rezadeiras/benzedeiras que teve por objetivo analisar as práticas medicinais e espirituais com o sagrado. A pesquisa etnográfica foi realizada com as rezadeiras, dessa forma, estabelecendo fronteiras com os rituais de cura, fé e devoção, nos processos de aprendizagem, aos mais variados tipos de doenças, as rezas e as curas, sendo assim, realizadas por elas. As rezadeiras/benzedeiras são mulheres cujo valor histórico, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  52
    Deus: além do nome, além da significação (God: beyond the name, beyond the meaning) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p47. [REVIEW]Márcio Antônio de Paiva & Luiz Fernando Pires Dias - 2010 - Horizonte 8 (16):47-61.
    A história do pensamento ocidental, desde seus primórdios na Grécia Antiga até os tempos atuais, é transpassada pela questão de Deus, que mantém a sua relevância mesmo no contexto pós-metafísico no qual estamos inseridos. A busca pelo significado derradeiro da existência humana justapõe a questão do homem à questão de Deus, que adquire, dessa forma, um status imperativo. Mas, como articular o discurso sobre Deus na atual conjuntura, caracterizada por uma visão materialista e imediatista da existência humana? Em nossa reflexão, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  74
    Conflitos de convicções em bioética clínica (Conflict of convictions on Clinical Bioethics) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n30p607. [REVIEW]Márcio Fabri dos Anjos - 2013 - Horizonte 11 (30):607-626.
    O conflito de convicções traz consigo frequentes interrogações éticas em diferentes esferas das relações sociais. As convicções religiosas não são as únicas nesse sentido. Este ensaio usa um método interdisciplinar em vista de esclarecer alguns conceitos e critérios subjacentes ao tema, que podem ajudar no discernimento ético de tais conflitos. A Bioética Clínica é aqui uma particularização temática que ajuda uma concentração do discurso, ao mesmo tempo em que permite o aproveitamento desta reflexão para outras esferas. Ajuda também a perceber (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  20
    Comentário a “Sobre a filosofia como investigação de questões existenciais”.Marcio Francisco Teixeira de Oliveira - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240036.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. O impacto do manuscrito de Wallace de 1858.Marcio Rodrigues Horta - 2003 - Scientiae Studia 1 (2):217-229.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  18
    Cidadania e identidade no estado democrático de direito: acerca da inclusão política do imigrante.Marcio Renan Hamel & Jelson Becker Salomão - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    O presente artigo discute a inclusão do imigrante em contextos políticos democráticos. Pretende demonstrar que o paradigma procedimental de direito proposto por Jürgen Habermas oferece as condições formais requeridas para a solução da tensão entre cidadania e identidade, produzida pelo fenômeno das migrações. O modelo habermasiano visa a assegurar, mediante a estrutura reflexiva do direito, a inviolabilidade da pessoa e a neutralidade ética do Estado democrático de direito. Todavia, embora tenha fundado o Princípio da Democracia na ideia de reconhecimento intersubjetivo, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  25
    Direitos culturais e toler'ncia: um diálogo entre Habermas e Forst como pressuposto para uma teoria da justiça.Marcio Renan Hamel - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e26419.
    Por meio de uma análise reconstrutiva da filosofia político-jurídica de Jürgen Habermas e de Rainer Forst, bem como com auxílio de literatura secundária, são analisados os conceitos de direitos culturais e tolerância. O objetivo da presente pesquisa é visualizar como Habermas e Forst desenvolvem os referidos conceitos. Para este fim, o artigo é dividido em duas seções, a partir de uma justificativa introdutória da investigação dos objetivos traçados. A primeira seção trata da questão que envolve os direitos culturais, seu significado, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  71
    Filosofia do direito e teoria jurídica em Habermas: implicações reconstrutivas para uma teoria da sociedade.Marcio Renan Hamel & Gilvan Luiz Hansen - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):72-86.
    This text examines the distinction and relation between legal philosophy and legal theory in the book Law and Democracy by Jürgen Habermas. To that end, I seek at first to reflect on the concepts of law sociology and philosophy of justice from the dialogue that opposes Habermas to Dworkin and Rawls, on the philosophical basis of equality and distribution. Subsequently, we analyse the arguments about the social integrative function of law that Habermas develops from the works of Parsons and Weber, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  82
    A primeira teoria evolucionista de Wallace.Marcio Rodrigues Horta - 2003 - Scientiae Studia 1 (4):519-530.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Janusz Korczak in Brazil.Marcio Kramer - 2001 - Dialogue and Universalism 11 (9-10):193-196.
  40.  14
    Ferdinand Alquié contra o monismo de Espinosa.Marcio Francisco Teixeira de Oliveira - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):72-85.
    Este artigo tem como objetivo apresentar a rejeição de Ferdinand Alquié à tese do monismo de Espinosa. Diferentemente de Descartes, que sustenta o dualismo, a tese do monismo determina que só pode existir uma única substância constituída de infinitos atributos. Esta tese é fundamental para a consolidação de todo o sistema filosófico de Espinosa. Alquié conclui que a tese do monismo é incompatível com a estrutura argumentativa do primeiro livro da Ética. A abordagem de Alquié é importante porque expõe o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Paulo Freire entre a boniteza do ato de amar e a boniteza do ato de educar.Marcio D'Olne Campos - 2021 - In Ana Maria Araújo Freire (ed.), A palavra boniteza na leitura de mundo de Paulo Freire. Rio de Janeiro: Paz & Terra.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  12
    Awareness of papal statements and evolution acceptance among Brazilian catholic seminarians.Marcio Antonio Campos - 2021 - Zygon 56 (3):614-640.
    The current generation of Catholic seminarians is among the first ones to be trained to priesthood in a fully digital age, with unlimited access to sources for news, research, and controversies about science and religion, including the one opposing creationism and Darwinian evolution, despite favorable statements on evolution by twentieth and twenty-first century Popes. This article presents an online survey conducted in 2019 among 229 Brazilian seminarians; 48 percent of them espoused evolutionary views (below the average of Brazilians, and Brazilian (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  22
    A dança na filosofia: uma análise a partir do pensamento de Nietzsche e da obra O lobo da estepe de Hermann Hesse.Márcio J. S. Lima - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):242-252.
    This article seeks to analyze how the phenomenon of dance presents itself in philosophy, especially from the reflections of the German philosopher F. Nietzsche. To enhance our hypotheses, we will resort to the literary work The Steppenwolf by the German writer Hermann Hesse. We know that dance as a metaphor for thought is presented both throughout Nietzsche's work and in the aforementioned book by Hermann Hesse. Therefore, our analysis seeks to demonstrate how dance involves a situation of surrender and acceptance (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  89
    Sobre o uso de princípios teleológicos na filosofia, de Kant.Marcio Pires - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):211-238.
    O conceito de memes surgiu em 1976 com Richard Dawkins, como um análogo cultural dos genes. Deveria ser possível estudar a cultura através do processo de evolução por seleção natural de memes, ou seja, de comportamentos, ideias e conceitos. O filósofo Daniel Dennett utilizou tal conceito como central em sua teoria da consciência e pela primeira vez divulgou para o grande público a possibilidade de uma ciência dos memes chamada "memética". A pesquisadora Susan Blackmore (1999) foi quem mais se aproximou (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  21
    Minimal change: Relevance and recovery revisited.Márcio M. Ribeiro, Renata Wassermann, Giorgos Flouris & Grigoris Antoniou - 2013 - Artificial Intelligence 201:59-80.
  46.  17
    Nietzsche, Debussy e o sul da música: esboços de uma cartossonografia.Márcio José Silveira Lima - 2021 - Cadernos Nietzsche 42 (1):209-229.
    Resumo: o artigo apresenta de forma seminal a noção de cartossonografia, um modo de considerar a música por suas regiões sonoras. Para tanto, tenta estabelecer uma relação de proximidade entre Nietzsche e Debussy. Do filósofo, procura compreender a ideia de um Sul da música, enquanto do compositor se investiga as formas pelas quais ele estabeleceu um novo caminho para a música numa busca por sonoridades francesas. Além disso, ambos têm em comum um percurso que vai da adesão ao rompimento com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  18
    El éxtasis de Ostia y la estructura literaria de las ‘Confesiones’: una nueva propuesta.Márcio Gouvêa & Cristina de la Fuente - 2023 - Augustinus 68 (1):131-153.
    One of the most debated questions surrounding Augustine of Hippo’s Confessions is the search for the structural unity of its thirteen books. In this article, based on an analysis of the of Augustine’s ecstasies in Milan and Ostia, and of the influence of Plotinian Neoplatonism and Pauline theology on Augustinian thought, we intend to offer a new interpretative hypothesis, according to which the ternary division of the Confessions (Books I-IX, Book X, Books XI-XIII) reflects the Christian conception of the anagogic (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  28
    O triunfo de uma ilusão: uma análise do discurso da Pastoral da Sobriedade na Arquidiocese de B.Márcio Euripedes Gomide - 2012 - Horizonte 10 (28):1483-1484.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  36
    Escrita, subjetividade e tecnologia de comunicação.Márcio Souza Gonçalves - 2009 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (1):34-47.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  30
    Meios de Comunicação e Mentes.Márcio Souza Gonçalves & Ericson Telles Saint Clair - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 19 (2).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 970